Repsol anuncia nova descoberta de petróleo contíguo ao de carioca
Segunda grande descoberta nas águas do Brasil
- A jazida de Guará confirma a Bacia de Santos, no Brasil, como uma das zonas de águas profundas de mais alto potencial do mundo.
- Na nova descoberta foi encontrado petróleo de alta qualidade a uma profundidade de 5.000 metros.
- O consórcio operador é formado pela Petrobras (45%), BG (30%) e Repsol (25%).
- O consórcio desenvolverá os investimentos e atividades necessárias para concretizar a magnitude das jazidas de Carioca e Guará.
A Repsol anuncia a descoberta de um novo campo de petróleo localizado nas águas profundas da Bacia de Santos, no Brasil. A nova jazida, denominada Guará, está situada no Bloco BM-S-9 e é contígua ao campo Carioca, descoberto no final de 2007, que contém um alto potencial de recursos de petróleo de alta qualidade, segundo as primeiras avaliações.
Na nova jazida, descoberta pelo consórcio formado pela Petrobras (45% e operadora), BG (30%) e Repsol YPF (25%), a 310 km da costa do estado de São Paulo, foi comprovada a presença de petróleo leve de densidades em torno de 28ºAPI, a uma profundidade de 5.000 metros.
A descoberta de Guará é a segunda obtida no Bloco BM-S-9, depois da descoberta da jazida de Carioca, um dos dez projetos chave do Plano Estratégico da Repsol, e confirma o alto potencial desta zona, considerada como uma das principais áreas de crescimento da companhia no mundo.
Este poço se encontra em fase de perfuração, em busca de possíveis reservatórios de petróleo a uma maior profundidade. Concluída esta fase, o consórcio continuará realizando as atividades e os investimentos necessários que permitam definir com maior precisão as dimensões exatas das jazidas de Carioca e de Guará.
Em seguida, o consórcio solicitará à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) a autorização para realizar um Plano de Avaliação para a jazida de Guará, similar ao obtido para a jazida de Carioca.
Blocos com participação da Repsol
|