O Podcast Rio Bravo conversa o economista Roberto Luis Troster. Em pauta, uma análise da crise econômica na Argentina, que, nos últimos meses, se agravou fortemente. Na avaliação do entrevistado, o atual contexto econômico argentino tem, sim, a ver com o passivo deixado pela administração de Cristina Kirchner, mas também está relacionado ao fato de que o governo Macri optou pelo gradualismo ao implementar os ajustes necessários no início de sua gestão. “Maquiavel já dizia: faça o mal de uma vez e o bem aos poucos. Esse foi o pecado original de Macri, que foi corrigido rapidamente”. Nesse sentido, em que pese o fato de a Argentina ter buscado socorro junto ao FMI, Roberto Luis Troster observa que o presidente da Argentina deverá agora buscar o apoio da população, uma vez que o mercado tem reagido bem às saídas encontradas por sua administração. “Macri ganhou a batalha com os mercados, mas tem de ganhar a batalha com a população.

O pacote de medidas anunciado pelo presidente argentino Maurício Macri tenta recuperar a confiança dos investidores internacionais no país. A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil e a crise econômica do vizinho pode ter impactos aqui. Argentina importa principalmente eletrodomésticos e veículos.

The Central Bank has maintained the base rate (SELIC) stable at 6.5%, despite a deterioration in overall risks. The focus remains on inflation, which has a benign trajectory.

O Banco Central manteve a SELIC estável em 6,5%, apesar da piora no balanço de riscos. O foco continua sendo a inflação, que mantém trajetória benigna.

Brasília – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) calcula que 19 dos 25 principais setores industriais exportadores perderam participação na Aliança do Pacífico em dez anos. O setor aeronáutico, por exemplo, que tinha 6,3% do mercado em 2008, passou a ter apenas 0,8% no ano passado. Nesse período, as economias do bloco, formado por Chile, Colômbia, Peru e México, importaram mais da China, Estados Unidos e União Europeia.

Siga nossas Redes Sociais

Receba nossas Notícias