25 anos CCMA - Camarbra

O impulso para a criação do Centro de Conciliação Mediação e Arbitragem da Câmara de Comércio Argentino-Brasileira (CeA) teve origem em 1996 com a Lei De Marco Maciel. A Dra. Adriana Pucci, membro da diretoria da Camarbra naquela época, propôs analisar a viabilidade desse centro para oferecer às empresas argentinas e brasileiras um ambiente ágil e moderno para resolver disputas sem recorrer aos tribunais judiciais.

Após várias sessões, no final de 1998, a criação do Centro foi aprovada em uma reunião especial. Uma agenda foi delineada para cumprir as etapas formais. A primeira fase foi crucial para estabelecer um instituto exemplar, baseado em princípios irrefutáveis. Optou-se por modelar o regulamento com base em uma entidade reconhecida mundialmente, o Centro de Conciliação Mediação e Arbitragem de Paris. Seu presidente generosamente forneceu seu regulamento como modelo, adaptando-o à lei brasileira e às práticas de ambos os países. A aprovação pelas autoridades reguladoras brasileiras consolidou sua operacionalidade.

A próxima etapa foi constituir o Conselho de árbitros, a secretaria e a administração com profissionais de alta reputação e tradição impecável. Além disso, formou-se um corpo de árbitros e mediadores com conhecimentos destacados para dotar o Centro de credibilidade e confiança. Foi crucial que o presidente tivesse o respeito da comunidade jurídica empresarial, e nos honramos com a aceitação do desafio pelo catedrático Prof. Dr. Irineu Stenguer.

Em uma cerimônia destacada, o Centro de Conciliação Mediação e Arbitragem da Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo foi apresentado com grande acolhida no meio. Neste ano, que marca um quarto de século de destacada atuação, parabenizamos seus membros, especialmente a Dra. Constanza Bodini, presidente do Conselho de Árbitros e sua Secretária Giovanna Martins de Santana, e incentivar a celebração de um evento comemorativo por seus 25 anos de prestigiosa trajetória.

 

Postagens Relacionadas

VWCO lançará no Brasil plataforma de conectividade RIO em 2019

País será o primeiro na América Latina a contar com a tecnologia baseada na nuvem.

Setor automotivo busca a agilidade das startups para inovar

Cooperação entre gigantes da indústria e jovens negócios ganha força.

LDC investe para ampliar originação de café no país

Uma das cinco maiores comercializadoras de café do país, a LDC (Louis Dreyfus Company) acaba de

Gerenciando Expectativas

O Banco Central manteve a SELIC estável em 6,5%, apesar da piora no balanço de riscos. O foco continua

Managing Expectations

The Central Bank has maintained the base rate (SELIC) stable at 6.5%, despite a deterioration in overall

Siga nossas Redes Sociais

Receba nossas Notícias

SiteLock